Wine Bike Tour – pedalando e conhecendo Mendoza

img_0252

Pedalando entre as vínicolas.

Mendoza é um parque de diversões para quem aprecia bons vinhos. Mas como a gente gosta de queimar calorias para comer e beber a vontade, contratamos um pacote do Wine Bike Tour, um passeio personalizado em que você visita as vinícolas de bicicleta. Encontramos a dica na internet e vimos apenas comentários positivos. E não nos decepcionamos. Foi 10!

ROTEIROS:

A empresa oferece dois roteiros: um pela região de Lujan de Cujo, que passa por várias vinícolas (como Norton e Chandon), e outro pelo Valle do Uco, com parada na Salentein e Andaluna. Detalhe: esta é uma das regiões mais lindas de Mendonza em que o vulcão Tupungato transforma o horizonte em uma verdadeira obra de arte. Claro que escolhemos o segundo tour!

O proprietário é o Sérgio. Ele é muito simpático e prestativo. O ideal é entrar em contato pelo e-mail [email protected] e pedir as informações. É necessário reservar com uma certa antecedência, porque ele trabalha com grupos pequenos.

A gente fez o passeiem janeiro de 2014. Pagamos 150 dólares por pessoa. Sim, é salgado, mas tem muita coisa incluída (inclusivo um super almoço!).

Em Mendoza, dificilmente chove. Então, não se preocupe muito com o tempo na hora de reservar a data.

img_1122

O carro do Sérgio e as bikes.

O PASSEIO:

O Sérgio marca um horário e busca os clientes no hotel, na cidade de Mendoza. No dia em que fizemos, eram apenas nós dois e mais uma brasileira.

A distância até o Valle do Uco é de uns 100km. Levamos pouco mais de 1h. Aos poucos, a região mostra o porque de ser uma das mais belas – campos enormes cobertos por parreirais e, ao fundo, a Cordilheira dos Andes e o imponente vulcão.

Chegamos à vinícola Andeluna apenas para deixar o carro e começar a pedalar. O Sergio leva tudo: capacete, bicicleta de primeira, água, enfim, todo suporte.

A gente andou no acostamento da estrada. Uma reta! Passam poucos carros por ali. A gente conseguiu apreciar várias propriedades. Uma das grande vinícolas da região é a Trapiche, mas apenas paramos em frente para uma foto.

SALENTEIN:

A Salentein é uma vinícola lindíssima. A sede tem traços da arquitetura moderna. O prédio foi idealizado como um espaço de artes. Por isso, todos os detalhes chamam atenção. Há esculturas, construções diferentes por toda parte.

Primeiramente, a gente assistiu a um vídeo num pequeno auditório sobre a história da vinícola. 

Depois partimos para a visitação. Percorremos parte da área dos parreirais até o prédio onde é produzido e armazenado o vinho.

Por fim, a turma é levada a uma sala pra lá de requintada onde é oferecida a degustação de alguns rótulos da casa. São servidos apenas os mais simples. Aqui não provamos os vinhos tops.

ANDELUNA:

De lá, seguimos o tour pedalando. Voltamos à Andeluna, onde um almoço especial estava à nossa espera. Um menu com 5 pratos! Cada um harmonizado com um vinho da casa. E o melhor: a gente faz a refeição numa mesa na varanda, de frente para as parreiras, num cenário quase que cinematográfico.

img_2971

O almoço tem tanto prato que a gente perde as contas. A seguir, o menu:

  • Camarão salteado na manteiga de gengibre e lima com purê de nabo
  • Abacate e morango, truta defumada, molho de morango e vinagre cabernet
  • Porco assado em cidra e kümmel, maionese de cenoura ao forno, rodela de maça verde, mostarda à antiga e flores
  • Carne de novilho, purê de ervilha e queijo trebolgiano, coulis de pimentão assado e damasco
  • Sorvete de pera e hortelã
  • Mousse de framboesa, pó de chocolate preto, frutas vermelhas, manjericão, canela e flor de barragem

O garçom explica cada rótulo servido. A comida é sensacional. O vinho desce redondo. Mas depois de tanta comida e bebida, a gente saiu de lá meio zonzo. Vale muito a pena.

img_1148

MAIS INFORMAÇÕES:

http://www.mendozawinebiketour.com

VEJA TAMBÉM:
Vinícola Orgânica Emiliana – um passeio imperdível no Chile
Comer com saúde em Santiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s