Lasanha de berinjela by SSE

FullSizeRender (1)

Esta da foto misturei berinjela e abobrinha nas camadas.

A minha lasanha de berinjela é famosa nas redes sociais. É uma das receitas mais repostadas no Instagram. E como muita gente ainda tem dúvidas do passo a passo (que é mucho simples!), resolvi detalhar melhor aqui no blog! Esta receita serve 4 pessoas. Eu costumo fazer para garantir refeições durante toda semana. E como não vai a massa tradicional, há uma redução considerável na quantidade de carboidrato. E não esqueça: dê preferência sempre aos alimentos orgânicos.

INGREDIENTES:
3 berinjelas médias
500g de carne moída (uso patinho)
1 cebola picada
1 colher de sopa de alho triturado (ou 2 dentes de alho)
2 cenouras raladas (você pode acrescentar outros legumes, como ervilha)
150g de molho de tomate orgânico (meio pote!)
300g queijo muçarela light (ou outro com pouca gordura e que derreta!)
1 colher de sopa bem cheia de farelo de aveia
Azeite de oliva
Sal e temperos a gosto (uso cúrcuma, pimenta do reino, tomilho e orégano)

MODO DE PREPARO:
Lave bem as beringelas. Corte em fatias finas ao comprido (mas NÃO transparentes, ok? cerca de 1cm). Distribua em duas travessas antiaderentes , coloque um pouco de sal por cima e leve ao forno médio. Deixe assar até as fatias darem uma leve reduzida (ficam escurecidas, murcham um pouco e soltam água!).

IMG_6783

Distribua as fatias nas travessas.

Enquanto a berinjela estiver no forno, faça o molho de carne moída. Refogue a cebola e o alho num fio de azeite. Depois junte a carne. Coloque um pouco de sal e os temperos (coloco cúrcuma, tomilho e pimenta). Vá mexendo para deixar ela bem soltinha, com pedaços pequeninos. Quando estiver cozida, acrescente a cenoura e o molho de tomate. Deixe ferver até cozinhar a cenoura. Por fim, acerte o sal e adicione o farelo de aveia (segredinho). AO farelo ajuda a reduzir a água do molho. Quanto mais sequinho melhor.

IMG_6785

Molho de carne moída com cenoura.

Quando as berinjelas estiverem prontas (depois de uns 15-20min), retire do forno (precisam estar meio moles). Deixe esfriar. E agora mais um segredo. Pegue papel toalha duplo e pressione sobre as fatias. Eu faço isso para tirar o excesso de água (evita que a lasanha vire uma sopa! hehe). Se você substituir parte da berinjela por abobrinha, esta técnica é fundamental, porque a abobrinha solta o dobro de água.

IMG_6787

Pressione papel toalha.

Pegue um refratário de vidro grande retangular. Distribua metade das berinjelas, mesmo que você tenha que fazer uma camada dupla (fica até melhor com mais!). Por cima, coloque a metade da carne moída. E em cima, queijo muçarela. Não sobrecarregue de queijo para o prato ficar mais leve! Sobre o queijo, distribua a outra metade das fatias de berinjela. Depois o restante da carne. Finalize com queijo e um pouco de orégano!

IMG_6788

A montagem é bem simples!

Leve ao forno até gratinar. Se as berinjelas não estavam muito cozidas, melhor deixar mais tempo no forno. Depois é só retirar e se deliciar.
IMG_6792

Fica uma delícia!

Já fiz versões vegetarianas – substitui a carne por cogumelos! Usei o molho na primeira camada. E na segunda, fiz um molho de espinafre com creme de arroz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s