A trilha da Costa da Lagoa -passeio em meio à natureza em Florianópolis

img_4990

A trilha começa no Canto dos Araçás

A trilha da Costa da Lagoa começa no Canto dos Araçás, ponto 3 (a cerca de 3km da Barra da Lagoa da Conceição). Se você for de carro, melhor estacionar por ali. Tem estacionamento e algumas vagas junto à orla. O ônibus deixa os passageiros também neste ponto.

A TRILHA:

A trilha é bem sinalizada – toda ela em meio à natureza. São cerca de 6km até o vilarejo. Há trechos com lama, pedras e algumas subidas que vão exigir um pouco de fôlego.

img_4511

Pedras e subidas ao longo do caminho.

Para quem não está acostumado, a caminhada deve levar mais de 2 horas. Mas é bem tranquilo. Ótimo para gastar umas calorias e ainda ficar em contato com a vegetação. Não tem risco de se perder. Há várias casas pelo caminho.

O local preserva construções históricas da época da escravidão e até um antigo engenho que segue em atividade. Uma curiosidade: a ilha de Santa Catarina chegou a ter 382 engenhos que produziam farinha de mandioca, já que os portugueses não conseguiam plantar trigo naquelas terras.

img_4502

Antigas construções e casas de pescadores.

O ideal é ir de tênis por causa da irregularidade do terreno. Vale passar um repelente, porque tem mosquitos em alguns trechos.

Outra orientação é levar água. No caminho, há um ou outro quiosque mantidos por moradores locais que oferecem bebidas. Em alta temporada, eles abrem. Mas no dia em que estivemos lá, só um estava funcionando. Acho que vale ir prevenido.

ATRAÇÕES:

Quase no fim da trilha, é possível conhecer e tomar banho numa cachoeira. Tem placa bem grande (ela fica atrás da sorveteria) e não precisa pagar. O poço da Cachoeira foi represado. Em alta temporada, fica lotadooo!

A trilha encerra no pequeno vilarejo da Costa da Lagoa, chamado de Freguesia da Lagoa, onde há antigos sobrados, casarões e restaurantes às margens da Lagoa da Conceição especializados em frutos do mar.

img_4998

Restaurante com mesas às margens da Lagoa.

ONDE COMER:

A gente almoçou no restaurante Sabor da Natureza (acesso bem em frente à Cachoeira). O lugar é bonito, atendimento de qualidade. A comida vem rápido, é farta e simples. Não achei nada de especial. Não é barato, mas segue o preço do período de férias na Ilha. Eu escolhi um peixe grelhado, para evitar muitos exageros, e fiquei na água mineral.

O bom é que você pode comer, tomar um banho na lagoa, fazer um SUP, andar de caique. Uma delicia de passeio.

img_5017

A volta foi de barco.

RETORNO:

Se você estiver cansado e não quiser encarar a trilha de novo, é possível retornar de barco até a Costa dos Araçás. Se você comer em algum dos restaurantes, o transfer é de graça. Caso contrário, o preço fica entre R$7,50 e R$10 (valor de alta temporada).

Vale muito o passeio! 🙂

VEJA TAMBÉM:
Florianópolis – Ilha do Campeche
Florianópolis – Trilha da Lagoinha do Leste

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s