A Trilha da Lagoinha do Leste – um refúgio da natureza em Florianópolis

img_5112

A vista da Praia da Lagoinha do Leste

Pra nós, praia combina com trilha! Tem coisa melhor do que você caminhar em meio à natureza? Melhor só se terminar com um banho de mar para renovar as energias! E é por isso que a praia da Lagoinha do Leste está entre as nossas preferidas de Florianópolis.

A Lagoinha do Leste fica mais ao sul da ilha. É uma lagoa com formato em S que deságua no mar. O local não tem acesso por carro – apenas a pé ou de barco. E graças a isso, a região mantêm preservada um dos últimos redutos da Mata Atlântica da ilha. Em 1992, foi criado o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, uma área de preservação permanente.

TRILHA 1:

Existem duas trilhas até a praia. Uma delas sai da praia Pântano do Sul. O caminho é mais curto – uns 2km, mas bem íngreme. A gente levou cerca de 1h para chegar à praia. Quem não está acostumado vai sofrer um pouco, porque a subida é bem cansativa.

TRILHA 2:

A outra trilha sai da Praia do Matadeiro. É mais plana, mas também é mais longa – uns 4km.

Você preciso ir até a Praia da Armação, passar o riozinho no fim da praia, caminhar em direção ao Matadeiro, atravessar toda extensão de areia e pegar o caminho pra Lagoinha. Tudo é muito bem sinalizado. A trilha é tranquila, mas com muitas pedras e alguns espinhos. Apesar de não ser tão íngreme, o fim do trajeto tem uma subida que dá um suador.

Quem tem um bom condicionamento físico deve demorar cerca de 1h30-2h. Já o pessoal que não faz muito exercício poder levar em torno de 3h até a praia. Varia também se você vai parar para apreciar a paisagem (que é lindíssima) e tirar fotos.

Feita a trilha, você pode se esbaldar naquele mar incrível. Tem onda, e a água é gelada, muito parecida às praias do sul da ilha. A grande diferença é a natureza exuberante e a sensação de que é uma praia quase particular. É possível também tomar banho nas calma lagoinha.

DCIM100GOPROG0122400.

Uma trilha em meio à natureza exuberante.

A VOLTA:

Em alta temporada, barcos saem de hora em hora da Lagoinha em direção ao Pântano do Sul (R$ 30 por pessoa) ou à Armação (R$ 40 por pessoa, com menos horários).

Mas você pode testar o seu condicionamento e retornar pelas trilhas, né? A gente costuma fazer isso pra queimar as orgias alimentares.

O QUE LEVAR:

Na praia, funcionam dois quiosques pequenos com venda de bebidas (um perto da chegada da trilha do Matadeiro e outro às margens da lagoinha). Mas não dá pra contar com isso. O acesso é difícil, e eles podem estar fechados. Então, é importante levar itens básicos numa mochila que seja fácil de carregar: água, lanche e protetor solar. Vale também passar um repelente, mas as famílias de mosquitos parecem engrossar mais mesmo quando o sol começa a ir embora.

Eu aconselho fazer a trilha de tênis, porque tem pedras e alguns espinhos. Mas tem gente que percorre o caminho de chinelo e até descalço.

DCIM100GOPROG0072362.

VEJA TAMBÉM:
A Ilha do Campeche – o caribe catarinense
A trilha da Costa da Lagoa -passeio em meio à natureza em Florianópolis

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s