A barragem de Potrerillos – um paraíso para os esportes radicais

img_2991

A represa de Potrerillos

Quem curte esportes radicais, aventura ou simplesmente uma bela paisagem para relaxar não pode deixar de visitar a represa de Potrerillos, na província de Mendoza  (Argentina), ou “Potrerillos Lake”. O local fica a uns 30km do centro da cidade de Mendoza, uns 40min de carro.

Ali desemboca o rio Mendoza. A represa foi construída em 1999 para controlar o fluxo de água, produzir energia e garantir o abastecimento da região. O lago está sobre uma estrutura de rochas e argila. A represa tem 116 metros de altura e 295 metros de largura.

img_2997

O lago.

O PASSEIO:

Sem pagar ingresso, você pode caminhar pelas trilhas e descobrir paisagens surpreendentes com a Cordilheira dos Andes no horizonte. Um exercício gostoso que fica ainda mais agradável neste cenário. 

Mas é preciso ter cuidado. O terreno é arenoso. As pedras são sedimentares e, às vezes, literalmente se “esfarelam”. Mas a gente estava de carro. Seguíamos até alguns pontos, e aí continuávamos a pé.

Como é uma represa, o nível da água muda ao longo do ano. O fundo do lago é a base de sedimentos, traiçoeiro, por isso, dizem que é uma espécie de “areia movediça”. Há várias placas alertando onde não é permitido o banho.

Há algumas “praias” ao redor do lago. A prática de esportes (caiaque, vela, SUP) é restrita a apenas alguns pontos.

img_3005

A água é cristalina.

ARGENTINA RAFTING:

A gente fez rafting no rio Mendoza, no entorno da represa. A empresa “Argentina Rafting” oferece vários pacotes de esportes radicais: caiaque, rapel, cavalgada, escalada, parapente, rafting. A sede é em Potrerillos, a poucos quilômetros do lago. É preciso fazer a reserva previamente do esporte escolhido. Eles tem um escritório no centro de Mendoza e oferecem translado de ia e volta até a barragem. Nós fomos de carro.

img_6671

A água do rio Mendoza é meio barrenta e muito gelada.

Para quem for fazer o rafting, a empresa oferece um rápido curso, roupas de neoprene, capacete e sapato. A turma entra num ônibus e vai até um ponto do rio onde a aventura começa.

O passeio é feito em botes infláveis, bem tranquilo. Crianças estavam no nosso grupo. A paisagem é linda, pois ao lado estão montanhosas da cordilheira.

O rafting dura em torno de 1h. Ao fim, a gente se atirou na água congelante!

p1100412

A gente se divertiu bastante!

RESTAURANTE:

Lá na sede, tem um restaurante com esta uma vista maravilhosa! É comidinha caseira com opções bem light! Dá direito a uma entrada, um tipo de carne, 4 acompanhamentos, uma bebida e uma sobremesa. 

img_2986

O restaurante e a vista maravilhosa!

img_2977

A comida caseira.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

www.argentinarafting.com

VEJA TAMBÉM:

Vinícola Orgânica Emiliana – um passeio imperdível no Chile
Parque do Aconcágua – um passeio para todas as idades

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s